Fonte: Logo Amive.
A depressão causa sofrimento clinicamente significativo e/ou prejuízo no funcionamento social do indivíduo. Há consenso na área da saúde que, nesses casos, é preciso oferecer um modelo de atenção amplo, não restrito ao fármaco. Neste projeto, visamos combinar a análise textual de postagens em uma rede social com sinais fisiológicos, escalas de avaliação psicométrica e outros dados informados pelos participantes visando a identificação de universitários com um possível perfil depressivo. Além da identificação, entende-se que as opções de interação oferecidas nas redes sociais e nos dispositivos de interação atuais, como relógios e celulares, podem ser exploradas como canais de intervenção por uma solução computacional capaz de dialogar e ajudar universitários com um possível perfil depressivo. O objetivo é que a solução seja capaz de identificar um possível perfil depressivo e gerar intervenções. Dessa forma, foi denominada Amive, um acrônimo para Amigo virtual (por se tratar de solução de software) especializado (pois possui respaldo da área da saúde, referente às intervenções).
Identification of possible depressive profile through mobile sensor data in university students [Link][PDF]
College students-in-the-loop for their mental health: a case of AI and humans working together to support well-being [Link][PDF]
Design recommendations for chatbots to support people with depression [Link][PDF]
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Prof.ª Dr.ª Vânia Paula de Almeida Neris
E-mail: vania.neris@ufscar.br
Prof. Dr. Luciano de Oliveira Neris
E-mail: lneris@ufscar.br
Gabriel Vianna de Oliveira Spolon (2025 - atual)
E-mail: gspolon@estudante.ufscar.br
Nicole Cardoso (2025 - atual)
E-mail: nicolecardoso@estudante.ufscar.br
Evandro Yudi Alves Ribeiro (2024 - atual)
E-mail: evandro@estudante.ufscar.br
Grasiane Cristina da Silva (2024 - atual)
E-mail: grasiane.silva@muz.ifsuldeminas.edu.br
Paula Maia de Souza (2024 - atual)
E-mail: paulamaiasouza@gmail.com
Vanessa de Cássia Alves (2024 - atual)
E-mail: vanessa.alves92@estudante.ufscar.br
Isabella da Costa Pires (2022 - atual)
E-mail: isabellacosta@estudante.ufscar.br
Clenio Batista Gonçalves Junior
E-mail: clenio.ifsp@gmail.com
Franco Eusébio Garcia (2022-2023)
E-mail: francogarcia@protonmail.com
Conrado dos Santos Alves Saud (2021 - 2023)
E-mail: conradosaud@gmail.com
Pedro Vinícius Gallo Menegasso (2021)
E-mail: pvgmenegasso@gmail.com
O projeto, Descobrindo o Computar, atua na criação de estratégias para contemplar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio do ensino de Ciência da Computação para crianças em idade pré-escolar. Apresentando práticas que são aplicadas desde fevereiro de 2018 em salas de aula, por professoras da educação infantil, que participam ativamente do planejamento das aulas, das formações e da análise dos resultados após as aplicações. As atividades do projeto consideram o estímulo do Pensamento Computacional e a capacidade de resolução de problemas, por meio do ensino que engloba questões de ciência, tecnologia, design e sustentabilidade.
Descobrindo o Computar: Tecnologia, Ciências, Design e Computação para Crianças de 4 e 5 anos [Link][PDF]
Um arcabouço teórico para o ensino de computação para crianças de 4 e 5 anos pautado no codesign [Link][PDF]
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Prof.ª Dr.ª Vânia Paula de Almeida Neris
E-mail: vania.neris@ufscar.br
Prof. Dr. Luciano de Oliveira Neris
E-mail: lneris@ufscar.br
Alessandro de Castro Borges (2024 - atual)
E-mail: alessandro.borges@estudante.ufscar.br
Stefane Menezes Rodrigues (2021 - atual)
E-mail: stefanemenezes@estudante.ufscar.br
Everton Carlos Martins (2019 - 2020)
E-mail: ecmdigital@hotmail.com
Benedito Ribeiro da Silva Neto (2016 - 2018)
E-mail: bneditoneto@gmail.com
As emoções provocadas durante o uso de um sistema computacional interativo são um aspecto importante da experiência do usuário. Sabe-se que as emoções afetam a atenção, a percepção, a memória, o comportamento, as decisões de compra, a aprendizagem, entre outros. Assim, além de considerar os aspectos de usabilidade e acessibilidade, os designers deveriam considerar também quais emoções desejam tentar provocar nas pessoas, a partir das interfaces de usuário. Na Internet, esse problema é tão interessante quanto complexo. Com a diversidade de aplicações e de pessoas navegando com diferentes propósitos como entretenimento, comunicação e compras, oferecer interfaces de usuário adaptadas ao estado emocional de cada indivíduo, enfatizando um estado emocional desejado ou alterando um estado indesejado, pode influenciar positivamente a experiência de uso da Internet. No entanto, como as emoções são sensíveis a eventos internos e externos, elas são altamente dependentes dos diferentes perfis dos indivíduos e do contexto da interação. Assim, oferecer interfaces de usuário que considerem emoções exige uma infraestrutura que permita flexibilidade e resposta em tempo de interação. Este projeto se propõe a investigar e construir uma infraestrutura para esse fim. O termo infraestrutura, neste projeto, faz menção a soluções de software e hardware, incluindo como resultados científicos e tecnológicos: a) uma arquitetura de sistema, b) mecanismos de software e hardware para a coleta e processamento de emoções em tempo de interação e c) uma base de conhecimento, com regras de design pautadas em diretrizes, para a adaptação da interface de usuário considerando o estado emocional do usuário .
A mixed factorial experiment with colors and adaptive web user interfaces to change emotions [Link][PDF]
A Tool-Supported Approach to Adapt Web User Interfaces Considering the Emotional State of the User [Link]
Coping with Diversity - A System for End-users to Customize Web User Interfaces [Link][PDF]
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Prof.ª Dr.ª Vânia Paula de Almeida Neris
E-mail: vania.neris@ufscar.br
Prof. Dr. Luciano de Oliveira Neris
E-mail: lneris@ufscar.br
Brenda Raquel Maia Gonçalves (2025 - Atual)
E-mail: brendamaia@estudante.ufscar.br
Eduardo Henrique Spinelli (2025 - atual)
E-mail: eduardo.spinelli@estudante.ufscar.br
Henrique Schinor (2025 - atual)
E-mail: henriqueschinor@estudante.ufscar.br
Alex Sandro Ancioto (2023 - atual)
E-mail: alex_ancioto@ifsp.edu.br
Fernando Miguelão da Silva (2021)
E-mail: --
Patrícia Deud Guimarães (2019 - 2022)
E-mail: dguimaraes.patricia@gmail.com
Letícia Gabrielly Zacano da Silva (2018 - 2020)
E-mail: leticia.gabrielly1@gmail.com
Isaque Elcio de Souza (2016 - 2019)
E-mail: isaqueelcio@gmail.com
Mailson de Queiroz Proença (2015 - 2017)
E-mail: promailson@gmail.com
Maria Carolina de Souza Santos (2014 - 2016)
E-mail: --
Renata Germano Bianchi (2014 - 2016)
E-mail: renatagbianchi@gmail.com
Fonte: Logo SemTh Web.
Este projeto engloba várias pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa LIFeS, com início no desenvolvimento de uma infraestrutura que permite a criação de jogos digitais por usuários com diferentes necessidades de interação (a Lepi). Jogos digitais terapêuticos são capazes de ocultar tarefas terapêuticas por trás de um mundo de fantasia e, assim, aumentar a motivação e a adesão do paciente às terapias. O design dessa categoria de jogos difere de outros, pois requer a compreensão do domínio da terapia a ser abordado, bem como o conhecimento necessário de desenvolvimento de jogos. O grupo investiga o codesign dessas aplicações pelos usuários finais, ressaltando a necessidade de uma equipe multidisciplinar. Dentre os principais resultados já obtidos pelo grupo dentro do contexto de jogos digitais terapêuticos tem-se: i) uma ferramenta para o desenvolvimento de jogos por e para todos (a Lepi); ii) uma plataforma de autoria para jogos digitais terapêuticos; e iii) uma abordagem (a Semth) que apoia e guia profissionais de saúde e pacientes no processo de design de jogos digitais terapêuticos.
Development and evaluation of a web system for the design of digital games with therapeutic potential by end users [Link][PDF]
Design and Evaluation of an Authoring Platform for Therapeutic Digital Games [Link][PDF]
SemTh: an approach to the design of therapeutic digital games [Link][PDF]
End-users in recovery from substance use disorders as designers of Personas and digital games with therapeutic potential [Link][PDF]
Able to Create, Able to (Self-)Improve: How an Inclusive Game Framework Fostered Self-Improvement Through Creation and Play in Alcohol and Drugs Rehabilitation [Link][PDF]
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Prof.ª Dr.ª Vânia Paula de Almeida Neris
E-mail: vania.neris@ufscar.br
Kamila Rios da Hora Rodrigues (2012-atual)
E-mail: kamila.rios@icmc.usp.br
Vinícius Matheus Romualdo Santos (2022 - 2024 )
E-mail: viniciusromualdo@estudante.ufscar.br
Paula Maia de Souza (2016 - 2023)
E-mail: paulamaiasouza@gmail.com
Diogo Kionori Cândido Nishikawa (2016 - 2018)
E-mail: diogo.kcn@gmail.com
Gabriel Cheban do Prado Mendes (2015 - 2018)
E-mail: gabrielcheban@gmail.com
Leandro Prates Novak (2015 - 2018)
E-mail: leandropratesnovak@gmail.com
Roberta Pereira Brandão (2015 - 2018)
E-mail: beta.enghaw@gmail.com
Franco Eusébio Garcia (2012 - 2019)
E-mail: francogarcia@protonmail.com